A presente proposta contempla as seguintes medidas:
- Criação de mais estacionamento para motociclos;
- Criação de novos meios de parqueamento de bicicletas;
- Total repavimentação do passeio (substituir calçada);
- Desligar sinalização luminosa (desligar semáforos);
- Criar passadeiras elevadas (cota alta);
- Permitir "contraflow" de bicicleta na estrada (permitir sentido contrário ao trânsito);
Download do em formato PDF das medidas propostas no formulário do Orçamento Participativo 2015.
A proposta pode ser consultada e conferida no site do Proposta 58 para o Orçamento Participativo de Lisboa. e o projeto aceite em Projeto 26.
MEDIDA 1 - mais estacionamento para motociclos
Retirar apenas cinco lugares de estacionamento automóvel e transformar em estacionamento de motociclos.
O espaço que permite o estacionamento de UM automóvel permite o estacionamento de até SEIS motociclos, que assim libertam os passeios para os peões.
Assim três desses novos lugares para estacionamento de motociclos seriam em frente aos n.ºs 4 e 4A da Rua Andrade Corvo complementando o estacionamento existente que é parco para a muita procura atual.
Os outros dois estacionamentos automóvel a remover para criar lugares para cerca de doze motociclos seriam em frente aos n.ºs 30 e 30A da Rua Andrade Corvo.
MEDIDA 2 - novos parqueamentos de bicicletas
Retirar apenas dois lugares de estacionamento automóvel para permitir a colocação de doze suportes de estacionamento para até 24 bicicletas.
Um dos lugares automóvel a substituir por estacionamento de bicicletas seria em frente ao n.º 4 da Rua Andrade Corvo, logo depois dos novos estacionamentos de motociclos proposto na medida 1.
Os parqueamento de bicicletas deverão ser estruturas em U's
invertidos e deverão ser salvaguardadas medidas para restrição do
estacionamento de maneira a garantir usufruto apenas para bicicletas.
MEDIDA 3 - total repavimentação do passeio
Retirando os motociclos e as bicicletas como obstáculos poderá então ser repavimentado todo o passeio desde a saída do Metro de Picoas na Rua Andrade Corvo até à sua extensão com a Avenida Duque de Loulé.
A presente proposta sugere a intervenção apenas no passeio com mais afluência de peões, ou seja o lado dos n.ºs pares - do lado da Portugal Telecom.
Sugere-se também a criação de uma cobertura para remover as grades que há quase 4 anos balizam o edifício devoluto e reduzem a passagem no passeio no n.º10 da Avenida Duque de Loulé.
MEDIDA 4 - desligar sinalização luminosa (semáforos)
No cruzamento da Rua Andrade Corvo com a Rua Sousa Martins existem semáforos para gestão de trânsito, mas estes tende a ser um impedimento à normal circulação de veículos motorizados e de peões dado que tem uma má configuração de temporização e fluxos de atravessamento.
Como a velocidade neste eixo não é muito elevada o que deveria existir é um simples cruzamento com base nas regras de prioridade e a sua conversão em Zona 30 (limite de 30 kms/h).
Veículos motorizados e peões ganhariam imenso com esta simples medida.
MEDIDA 5 - criar passadeiras elevadas (cota alta)
Se se vier a verificar que o trânsito automóvel circula com velocidade elevada após remoção da sinalização luminosa, descrita na medida 4 (ver em cima), então dever-se-á proceder à implementação de passadeiras em cota mais elevada a fim de forçar a redução da marcha.
MEDIDA 6 - permitir o "contraflow" de bicicleta
Infelizmente aos dias de hoje já muitos ciclistas fazem o trajeto em sentido contrário na Rua Andrade Corvo mas em cima dos passeios, em infração e colocando em causa a integridade e segurança dos peões.
Tendo em conta a largueza da Rua Andrade Corvo e a baixa velocidade do trânsito motorizado poderá ser instituída a possibilidade de "contraflow" por bicicletas. De preferência com indicação de circulação à direita, ou seja pela esquerda do fluxo normal de trânsito.
Esta medida terá que ser muito bem estudada pelos técnicos e entidades competentes para garantir a sua viabilidade e segurança.