Proposta

A Rua Andrade Corvo e parte da Avenida Duque de Loulé poderão beneficiar muito se forem feitas intervenções com baixo custo que, em conjunto, tornarão esta zona um exemplo para a cidade.

A presente proposta contempla as seguintes medidas:
  1. Criação de mais estacionamento para motociclos;
  2. Criação de novos meios de parqueamento de bicicletas;
  3. Total repavimentação do passeio  (substituir calçada);
  4. Desligar sinalização luminosa (desligar semáforos); 
  5. Criar passadeiras elevadas (cota alta); 
  6. Permitir "contraflow" de bicicleta na estrada (permitir sentido contrário ao trânsito);
Obviamente estas medidas terão de ser estudadas e avalizadas pelos técnicos da C.M. Lisboa, e demais entidades, mas a serem realizadas podem em conjunto e com pouco investimento potenciar uma melhor vivência nestas artérias da cidade.

Download do em formato PDF das medidas propostas no formulário do Orçamento Participativo 2015.

A proposta pode ser consultada e conferida no site do Proposta 58 para o Orçamento Participativo de Lisboa. e o projeto aceite em Projeto 26.


MEDIDA 1 - mais estacionamento para motociclos

Retirar apenas cinco lugares de estacionamento automóvel e transformar em estacionamento de motociclos.

O espaço que permite o estacionamento de UM automóvel permite o estacionamento de até SEIS motociclos, que assim libertam os passeios para os peões.

Assim três desses novos lugares para estacionamento de motociclos seriam em frente aos n.ºs 4 e 4A da Rua Andrade Corvo complementando o estacionamento existente que é parco para a muita procura atual.


Os outros dois estacionamentos automóvel a remover para criar lugares para cerca de doze motociclos seriam em frente aos n.ºs 30 e 30A da Rua Andrade Corvo.




MEDIDA 2 - novos parqueamentos de bicicletas

Retirar apenas dois lugares de estacionamento automóvel para permitir a colocação de doze suportes de estacionamento para até 24 bicicletas.

Um dos lugares automóvel a substituir por estacionamento de bicicletas seria em frente ao n.º 4 da Rua Andrade Corvo, logo depois dos novos estacionamentos de motociclos proposto na medida 1.


O outro lugar de estacionamento automóvel a remover e a colocar estruturas para parqueamento de bicicletas seria em frente ao  n.º 30 da Rua Andrade Corvo, logo depois dos novos estacionamentos de motociclos proposto na medida 1.


A vantagem de colocar estes estacionamentos de bicicletas nestas localizações é que permitirá uma vigilância adicional por parte dos seguranças das empresas aí sediadas pois ficariam mesmo em frente a ângulos de visão das portarias.

Os parqueamento de bicicletas deverão ser estruturas em U's invertidos e deverão ser salvaguardadas medidas para restrição do estacionamento de maneira a garantir usufruto apenas para bicicletas.

MEDIDA 3 - total repavimentação do passeio

Retirando os motociclos e as bicicletas como obstáculos poderá então ser repavimentado todo o passeio desde a saída do Metro de Picoas na Rua Andrade Corvo até à sua extensão com a Avenida Duque de Loulé.

A presente proposta sugere a intervenção apenas no passeio com mais afluência de peões, ou seja o lado dos n.ºs pares - do lado da Portugal Telecom.





Deverá ser repavimentado este passeio com um material confortável e usável por peões e por pessoas com mobilidade reduzida.

Sugere-se também a criação de uma cobertura para remover as grades que há quase 4 anos balizam o edifício devoluto e reduzem a passagem no passeio no n.º10 da Avenida Duque de Loulé.


MEDIDA 4 - desligar sinalização luminosa (semáforos) 

No cruzamento da Rua Andrade Corvo com a Rua Sousa Martins existem semáforos para gestão de trânsito, mas estes tende a ser um impedimento à normal circulação de veículos motorizados e de peões dado que tem uma má configuração de temporização e fluxos de atravessamento.

Como a velocidade neste eixo não é muito elevada o que deveria existir é um simples cruzamento com base nas regras de prioridade e a sua conversão em Zona 30 (limite de 30 kms/h).

Veículos motorizados e peões ganhariam imenso com esta simples medida.

MEDIDA 5 - criar passadeiras elevadas (cota alta) 

Se se vier a verificar que o trânsito automóvel circula com velocidade elevada após remoção da sinalização luminosa, descrita na medida 4 (ver em cima), então dever-se-á proceder à implementação de passadeiras em cota mais elevada a fim de forçar a redução da marcha.




MEDIDA 6 - permitir o "contraflow" de bicicleta

Infelizmente aos dias de hoje já muitos ciclistas fazem o trajeto em sentido contrário na Rua Andrade Corvo mas em cima dos passeios, em infração e colocando em causa a integridade e segurança dos peões.

Tendo em conta a largueza da Rua Andrade Corvo e a baixa velocidade do trânsito motorizado poderá ser instituída a possibilidade de "contraflow" por bicicletas. De preferência com indicação de circulação à direita, ou seja pela esquerda do fluxo normal de trânsito.

Esta medida terá que ser muito bem estudada pelos técnicos e entidades competentes para garantir a sua viabilidade e segurança.



Toda esta proposta seria um complemento ao projeto que a C.M. Lisboa tem para a Praça do Saldanha e Avenida Fontes Pereira de Melo e que está planeado para 2016.