Questões

Como faço para ajudar esta proposta?
Votando! E depois divulgando pelos seus amigos e contactos e convencendo-os a votar via SMS, que é grátis! É só enviar um simples SMS para o n.º 4310 com o texto 26.

Porquê é que a proposta é a número 58?
Porque foi a proposta 58 a ser inserida no site do Orçamento Participativo de Lisboa 2015 e ficou com esse número.

Mas o projeto é o 26?
Sim, depois de validarem as propostas foram atribuídos novos números aos projetos a votação e ficou assim como Projeto 26 no Orçamento Participativo de Lisboa 2015.

Porquê estas ruas e não outras?
Porque esta é uma zona que as pessoas que desenharam esta proposta conhecem bem e como tal tem noção das lacunas e necessidades que existem.

Porquê só repavimentar o passeio de um dos lados da rua?
Por simples observação se percebe que um dos lados da rua tem mais ocupação pedonal que o outro. Não havendo orçamento para tudo é preferível repavimentar aquele lado que tem mais impacto no dia a dia das pessoas.

Mas estas intervenções são para fazer só nestas ruas?
O que está nesta proposta foca-se nestas artérias, mas estas ruas podiam ser um balão de ensaio para se experimentarem materiais nos passeios de forma a encontrar a melhor solucao para outras zonas da cidade.

Porquê desligar os semáforos?
Dado que as ruas em causa tem o piso algo degradado o trânsito motorizado acaba por não atingir velocidades elevadas e por simples observação é permitido aferir que não há assim tanto fluxo que justifique a gestão do trânsito motorizado e sobretudo dos peões. Muitas vezes estão veículos motorizados e peões parados a desesperar nos respectivos semáforos sem qualquer razão e necessidade.

O contraflow de bicicletas não será perigoso?
Obviamente que será se for mal feito ou se o trânsito motorizado atingir velocidades elevadas.
A verdade é que já acontece esporadicamente aos dias de hoje bicicletas entrarem em contra-mão ou então fazerem a rua em cima dos passeios em conflito com os peões.

Porquê não se faz os lugares de estacionamento para bicicletas em cima dos passeios?
O código da estrada proíbe o estacionamento em cima de passeios de qualquer veículo (automóvel, motociclos ou bicicletas) pelo que a criação de espaço próprio para parqueamento de bicicletas deverá ser num local de estacionamento que não em cima do passeio.
(Mas os técnicos da C.M. Lisboa avaliarão melhor este tema pois em passeios largos podem sempre optar por outro tipo de solução).

Que tipo de piso/pavimento será usado em vez da normal pedra calcária?
A decisão será uma competência e responsabilidade dos técnicos da C.M. Lisboa.
O que esta proposta propõe é que seja um piso confortável e usável - e de preferência que não seja o atual que já se provou não ser adequado.

Mas tanto trabalho para isto porquê?
Porque temos de pensar nos que tem menos mobilidade.
Por uma questão de civismo, cidadania, direitos e deveres.


Existe alguma página do facebook sobre esta proposta?
Sim, em https://www.facebook.com/ruaandradecorvo.

Mas há assim taaaaantas bicicletas que justifique estacionamento específico?
Há! Muitas mesmo... e cada vez mais. Ver aqui mais exemplos.

Eu ando de carro, o que é que tenho a ganhar com isto?
Com certeza que mesmo andando de carro terá benefícios pois ao melhorar a mobilidade para quem anda a pé, de mota ou bicicleta está a libertar as congestionadas estradas de pessoas que decidem optar por meios de transporte ativos. Até os veículos automóveis e os automobilistas tem a ganhar com as melhorias propostas.

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