Benefícios

Com o aumento de oferta de estacionamento para motociclos, a criação de novos parqueamentos para bicicletas e a libertação dos passeios para os peões conjugado com um novo pavimento nivelado e mais confortável a Rua Andrade Corvo poderá ser um exemplo para a cidade.

Os motociclos terão mais espaço para estacionamento legal sem colocar em causa o normal usufruto dos passeios por idosos, crianças, carrinhos de bebé, cadeiras de rodas, e demais peões que transitam nesta rua. Num dia normal existem mais de 30 motociclos em cima dos passeios num espaço de 300 metros, que poderiam estar legalmente parqueados se existir mais estacionamento para o efeito.

As bicicletas terão estacionamento próprio libertando assim os passeios e tendo um local seguro para estacionar. Estes estacionamentos devem ser feitos com base em U invertidos pois são os melhores suportes para as bicicletas.



Um exemplo, feito recentemente no início de 2015, na Rua Bernardino Lima em Lisboa, mesmo em frente à sede da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (www.fpcub.pt), aqui ainda em fase e finalização de obra e a faltarem ainda os devidos pilaretes de proteção:


Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (www.fpcub.pt) tem um "Manual de Estacionamento de Bicicletas" onde estão descriminadas as melhores práticas para a implementanção deste tipo de estruturas.

Os utilizadores das zonas pedonais, além de recuperarem o espaço antes usado por estacionamentos ilegais, com a substituição da calçada e a repavimentação com um material mais confortável e usável ganharão uma melhor mobilidade.

Um bom exemplo é a repavimentação efetuado na Avenida 5 de Outubro em Lisboa.


As passadeiras elevadas e a remoção da sinalização luminosa (semáforos) irão permitir um melhor escoamento do trânsito motorizado e pedonal. Com a diminuição do tempo de paragem dos veículos motorizados o ambiente sofrerá um pouco menos com a poluição causada por veículos imobilizados sem necessidade mas com o motor a trabalhar.

Um bom exemplo de uma passadeira elevada na Rua do Charquinho em Lisboa.


Com a limitação da velocidade para Zona 30 (limite de 30 kms/h) e dada a largueza da via na Rua Andrade Corvo pode ser viável a permissão de trânsito no chamado "contraflow" por parte dos velocípedes, pois assim conseguem uma deslocação mais célere atravessando a rua em sentido contrário. Esta medida terá obviamente de ser estudada pelos técnicos e responsáveis das entidades competentes.


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